Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Cuidados que podem fazer a diferença.

Prevenção da Dengue

publicidade
Para a prevenção da dengue é fundamental evitar os locais que podem armazenar água limpa parada e evitar as picadas do mosquito da dengue, por isso é recomendado:
  • Virar garrafas vazias com a tampa para baixo;
  • Não deixar entulho no quintal ou nas ruas;
  • Cobrir a caixa d'água e piscinas;
  • Guardar baldes virados para baixo;
  • Varrer a água parada, inclusive a das lajes;
  • Colocar terra ou areia nos pratos de vasos de planta;
  • Retirar as folhas e sujeira de calhas que dificultam o escoamento da água;
  • Lavar todas as semanas baldes e tanques que armazenam água;
  • Se tiver plantas aquáticas, lave com água e sabão a parte de dentro do vaso, todas as semanas;
  • Manter a lata de lixo devidamente tampada;
  • Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
  • Jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
  • Manter poços de água devidamente tampados;
  • Ralos com pouco uso: colocar um plástico para vedá-lo e jogar água sanitária 2 vezes por semana;
  • Diminuir a quantidade de bebedouros de cães, gatos e passarinhos. Escová-los quando trocar a água;
  • Manter o aquário devidamente fechado;
  • Jogar diariamente borra de café no solo, jardins, hortas e dentro de flores, como o copo d'água ou bromélias, porque este é um inseticida natural que mata a larva do mosquito da dengue;
  • Lavar as bromélias ou plantas que acumulam água 2 vezes por semana;
  • Cascatas e lagos: tratar com cloro e manter as bordas devidamente limpas e escovadas;
  • Muros com cacos de vidro: colocar massa ou areia para evita que a água da chuva se acumule;
  • Verificar se há água acumulada nas bandejas dos aparelhos de ar-condicionado.
  • Utilizar repelente de insetos diariamente;
  • Usar calça comprida e sapato fechado, pois o mosquito da dengue tem o hábito de picar os pés e as pernas;
  • Colocar telas de proteção nas janelas;
  • Usar mosquiteiros na cama para dormir;
  • Colocar vasos de planta citronela próximo à porta de casa e das janelas, pois ela repele o mosquito da dengue;
  • Acender todos os dias uma vela de citronela em cada cômodo da casa.

Repelente caseiro para prevenção da dengue

Um ótimo repelente caseiro para prevenção da dengue é o de cravo-da-índia e álcool porque ele possui um aroma que interfere no sentido de orientação do mosquito, fazendo com que este tenha dificuldade em sentir o odor da pele humana.
Ingredientes
  • 1/2 litro de álcool
  • 1 pacote de cravo-da-índia (10 gramas)
  • 1 vidro de óleo infantil (100 ml). Pode ser o óleo Johnson, por exemplo.
Modo de preparo
Coloque o cravo-da-índia dentro de um recipiente com álcool e deixe repousar por 15 dias em ambiente fechado, ao abrigo da luz, agitando 2 vezes ao dia. Após os 15 dias de espera, coe a mistura e adicione o óleo infantil à parte líquida e agite bem. Aplique diariamente na pele. Este repelente caseiro só é contraindicado para indivíduos com alergia ao cravo-da-índia e para crianças com menos de 3 anos de idade.
Estas medidas de controle do mosquito Aedes Aegypti servem para evitar a dengue e a febre amarela porque estas duas doenças são causadas pelo mesmo mosquito.
Referências Bibliográficas:
Por:  (Médico)

Boca limpa

woman brushing teeth

Entre os efeitos da má higiene bucal estão as cáries, a gengivite, a periodontite e a perda dos dentes. Felizmente, com os cuidados apropriados – como a limpeza correta e regular dos dentes – podemos prevenir a maioria desses problemas.

Se não limpamos bem nossos dentes todos os dias, corremos um grande risco de ter cárie. Seus sinais são aqueles furinhos visíveis nos dentes, dor ao mastigar e sensibilidade ou dor nos dentes.

Quando não retiramos regularmente os carboidratos da comida e da bebida que ingerimos, eles permanecem em contato com os dentes e servem de alimento para as bactérias responsáveis pela cárie. A placa começa a se formar sobre os dentes 20 minutos depois de comermos; portanto, quem gosta de beliscar toda hora precisa cuidar da limpeza dos dentes com mais freqüência, não apenas duas vezes por dia. Na verdade, essas bactérias estão praticamente sempre presentes na boca e a limpeza freqüente – além do baixo consumo de doces — acaba evitando a formação de cáries.

A boa limpeza dos dentes também evita que a cárie causada por bactérias progrida e se transforme em gengivite ou doença gengival.

A Rotina Recomendada de Higiene Bucal

Mantenha os dentes limpos e sem cáries seguindo uma rotina regular de escovação duas vezes por dia e uso diário do fio dental. Fora isso, vá ao dentista pelo menos uma vez por ano para fazer uma limpeza profissional e uma avaliação geral e assim detectar os problemas antes de eles se agravarem. Pode ser que o dentista recomende algum tipo especial de escova, fio dental ou antisséptico bucal para melhorar os resultados de sua rotina de higiene bucal diária.

Referências Bibliográficas:
Por: Oral-B

Lado a lado !

Alimentação e exercício físico

7 Comentar | Imprimir | E-mail |


uma união pela qualidade de vida

Alimentação e exercício
Para ter mais qualidade de vida, além da mudança de hábitos alimentares, é preciso adquirir ou manter a prática de exercícios físicos regularmente. Isso deve fazer parte da rotina das pessoas.

Praticar esporte, se exercitar é algo indispensável para uma vida saudável, e a alimentaçãoadequada para o tipo de exercício que você pratica é fundamental para você ter excelentes resultados.
A nutrição dará ao corpo o que ele precisa para o seu melhor desempenho no exercício. E por outro lado o exercício melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Por isso é importante que esteja fazendo as duas coisas corretamente.
Muitos pessoas que praticam exercícios regularmente e principalmente atletas, se preocupam cada vez mais em como ter uma alimentação compatível com o tipo de atividade física, que colabore e otimize os efeitos do exercício.
Então veja a seguir como ter uma alimentação adequada para os exercícios:
Primeiro vamos deixar claro que a alimentação de um praticante de atividade física e a alimentação de um atleta devem ser diferentes, já que possuem objetivos diferentes. E nesse momento trataremos da nutrição para os praticantes de atividade física regular, visando o aumento de massa muscular e a perda de gordura.
O carboidrato é a fonte de energia mais rápida. Temos estoques em nosso organismo desse nutriente, porém são limitados, por isso fique atento com o consumo desse importante nutriente. Por isso para aqueles que desejam emagrecer, nada de fazer dietas radicais, excluindo esse ou qualquer outro nutriente.
A quantidade recomendada por dia é que seja em torno de 60% da sua alimentação diária, dando preferência por carboidratos complexos (batata, macarrão, arroz integral, pão, etc). De 1 a 2 horas antes dos exercícios o ideal é consumir pelo menos uma fonte deste nutriente e logo após também, pois antes ele te dará a energia que você precisa para gastar no exercício e depois é necessário para repor os estoques no organismo, recuperando também os músculos.
Quanto a proteína, de fato esse é um nutriente importantíssimo, a sua recomendação é de 10 a 15% da alimentação diária. Ao contrário do que muitos imaginam, que devem aumentar o seu consumo, é preciso ter cautela, consumir na quantidade certa é o suficiente. Somente em alguns casos se faz necessário um consumo maior, mas isso deve ser analisado pelo nutricionista de forma presencial.
Para que haja um aumento na massa muscular é preciso ingerir quantidades adequadas de proteína e carboidrato, caso você consuma quantidade insuficiente de carboidrato por exemplo, a proteína que deveria ser usada para o aumento de massa muscular, será usada como fonte energética.
Os alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos e feijões, etc.) não devem ser consumidos muito próximos do início das atividades físicas, uma vez que tem uma digestão mais lenta e podem atrapalhar o rendimento.
Outro nutriente importante são os lipídeos que também tem função energética e através deles que conseguimos obter as vitaminas lipossolúveis, A,D, E e K . Sua ingestão deve estar em torno de 25-30% da alimetação diária.
Assim como os alimentos fontes de proteínas, os alimentos que contém gorduras, por terem a digestão mais lenta, também não devem ser consumidos próximos aos horários dos exercícios.
Tendo uma alimentação equilibrada, consumindo todos os grupos alimentares: cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados facilmente você atinge essas recomendações e terá o que você precisa para um bom desempenho nos exercícios e uma boa saúde.

Referências Bibliográficas: 
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/alimentacao-e-exercicio-fisico-2-1-1-361.html

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Chupeta, aliada ou inimiga?


Chupeta ajuda bebê a sugar e reduz morte súbita

O uso da chupeta, quando realizado dentro de algumas regras e em situações específicas, pode trazer benefícios para a criança e minimizar os riscos de problemas bucais

Existem alguns casos em que o uso da chupeta pode ser recomendado por médicos e dentistas
Foto: Dynamicfoto / Shutterstock
Não é de hoje que a introdução da chupeta na vida dos bebês por parte dos pais vem sendo bastante criticada por profissionais, afinal, seu uso contínuo pode causar problemas sérios na formação da arcada dentárias das crianças. Porém, existem alguns casos em que o uso da chupeta pode ser recomendado por médicos e dentistas. 
Segundo a cirurgiã-dentista, Renata Sampaio, o uso da chupeta, quando realizado dentro de algumas regras e em algumas situações específicas, pode trazer benefícios para a criança e minimizar os riscos de problemas bucais. “O uso da chupeta é recomendado quando o bebê apresenta o hábito de chupar o dedo, por exemplo. Por estar mais acessível, o dedo poderá ser usado com mais frequência e este hábito trará alterações ortodônticas como mordida aberta, mordida cruzada, alterações na posição da língua durante a fala e a deglutição”, diz. Segundo a especialista, a chupeta também pode causar esses problemas, mas se bem utilizada e administrada, os danos serão menores. 
Outra utilidade da chupeta é em casos em que o bebê tem dificuldades para mamar no peito, seja por rejeição ou falta de leite da mãe. “Nesses casos, a chupeta é recomendada para complementar a necessidade do bebê de realizar os movimentos de sucção que a mamadeira não preenche. Ao se alimentar na mamadeira, o bebê não exercita adequadamente os músculos orofaciais”, afirma Renata. Nesses casos, logo após a mamadeira, é recomendado oferecer a chupeta para que o bebê exercite a musculatura da maneira correta.
Chupeta reduz morte súbita
Estudos recentes correlacionam o uso da chupeta durante o sono e a redução da morte súbita em bebês de até 12 meses de idade. “Nesses casos esse uso deve ser feito apenas depois do primeiro mês de amamentação para que a chupeta não interfira na consolidação do hábito do aleitamento materno”, diz a especialista.  
Segundo Renata, a chupeta pode ser considerada responsável pela redução da morte súbita em bebês porque a sua alça seria capaz de impedir que a criança se sufocasse ao dormir na posição prona (de bruço) ou perto de travesseiros fofos ou cobertores espessos, que também podem sufocar o bebê durante a noite. 
Além disso, acredita-se que a chupeta ajuda o bebê a manter as vias aéreas livres, dificultando ainda mais o sufocamento. De qualquer forma, é recomendável que quando a chupeta for utilizada por esse motivo, seja retirada após o primeiro ano de vida do bebê, que é quando ocorre significativa redução desse risco. 
Chupeta é um mal da vida moderna das mulheres
Para Renata, hoje em dia, a chupeta é introduzida na vida da criança como forma de calmante por mães que tem cada vez menos tempo de ficar ou cuidar de seus filhos. Quando o bebê está com algum tipo de desconforto ele usa o choro para se comunicar. 
Se antes de tentar descobrir a causa do berreiro a mãe logo empurrar a chupeta na criança, ela vai associar a diminuição da angústia à chupeta e aí estará criado um novo problema a longo prazo. “Isso pode ser confortável para os pais de início, mas trará muitas dificuldades para a interrupção do hábito no futuro, uma vez que a criança ficará emocionalmente dependente da chupeta”, afirma Renata. 
Referências Bibliográficas:
08 de agosto de 2014 • 08h00 • atualizado às 10h55

Não deixe de lavar as mãos...

Porque é importante a higiene das mãos?

Como sabemos, todos nós possuímosmicrorganismos no corpo, que nos ajudam a manter a nossa saúde. Mas para além dos microrganismos que normalmente estão na pele (flora residente), também podemos adquirir outros microrganismos (flora transitória) pelo contacto com pessoas ou objetos. Este último tipo de microrganismos transmite-se com muita facilidade através do contacto pelas mãos, podendo provocar-nos doenças, bem como às pessoas com quem contactamos. Os germes estão presentes nos mais diversos objetos e, como não os visualizamos a olho nu, não tomamos medidas de prevenção. Por exemplo, muitas das doenças transmitidas por alimentos estão associadas à falta de lavagem ou à lavagem incorreta das mãos. Outro exemplo é quando tocamos no puxador de uma porta, pressionamos um botão de um elevador, seguramos na barra dos transportes públicos ou damos apertos de mãos.
lavagem das mãos, que consiste na fricção com água e sabão, é o processo que tem por finalidade remover a sujidade e flora transitória. A água e o sabão removem os microrganismos transitórios adquiridos direta ou indiretamente do contacto com pessoas ou objetos.
Dada a importância da lavagem das mãos, é indispensável ensinar desde criança, quais os benefícios e a importância da correta lavagem das mãos. Devemos encorajá-las a lavar as mãos de forma correta e na altura certa, para assegurar que esta prática se vai tornar um hábito ao longo da sua vida.
Quando se deve lavar as mãos?Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente:
– Antes de comer ou manusear os alimentos
– Após ter utilizado as instalações sanitárias
– Após assoar o nariz, tossir ou espirrar
– Antes de efetuar qualquer ação que inclua o contacto com as mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contacto).
– Após tocar em animais ou nos seus dejetos
– Após manusear resíduos (por exemplo, lixos domésticos)
– Após mudar fraldas (crianças ou adultos, não esquecendo de lavar as mãos de quem as está a usar)
– Após usar os transportes públicos
– Antes e após tocar em doentes ou feridas (cortes, arranhões, queimaduras, etc.)
– Antes e após de uma visita a um doente internado (Hospital ou outra Instituição)
Como lavar as mãos?
Demora apenas cerca de 40 a 60 segundos para lavar corretamente as mãos. Parece muito tempo mas vai ver que não é. Siga os passos  indicados nesta figura, para uma correta lavagem das mãos com água e sabão.

Referências Bibliográficas: http://sersaude.com/
Publicado por: ssaude | 16/02/2011

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Antibióticos, são a melhor opção?

78% dos hospitais prescrevem antibióticos sem necessidade

antibioticos-prescrição-médica





A prescrição médica de antibióticos desnecessários pode deixar em risco a segurança do paciente. Um novo estudo realizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e o Premier Inc descobriu que o hábito ainda pode custar para os sistemas de saúde mais do que 160 bilhões de dólares e que 78% dos hospitais usam combinações de antibióticos sem precisar.
Segundo a diretora do Premier Safety Institute, Leslie Schultz, a pesquisa chegou à conclusão que a duplicidade desnecessária de antibióticos é uma prática comum em hospitais americanos. Em quase 80 por cento dos hospitais estudados, foram encontradas evidências de que há prescrição médica de pelo menos uma das vinte e três combinações irrelevantes de antibióticos por mais de dois dias.
”Se esses casos forem representantes de todos os hospitais americanos no mesmo período, mais de 160 milhões de dólares poderiam ser economizados reduzindo o uso de drogas antimicrobianas”, disse ela. O número pode ser muito maior se forem contados os gastos farmacêuticos e laboratoriais.
O estudo também descobriu que em 78% dos hospitais há prescrição médica abusiva de antibióticos intravenosos, o que pode levar à resistência antimicrobiana, além de reações adversas que poderiam ser evitadas.
Um outro estudo realizado em março pelo Centers for Disease Control and Prevention descobriu que a prescrição médica de antibióticos é três vezes maior em alguns hospitais, o que leva à preocupação da resistência corporal aos antibióticos que os pacientes podem estar desenvolvendo.
Algumas soluções foram apresentadas na divulgação dos resultados da pesquisa. Entre elas, o uso de tecnologias para desenvolver uma lista de combinações de antibióticos afim de monitorar e receber alertas em tempo real, além do uso de dados clínicos para criar alertas automáticos quando há prescrição médica duplicada ou conflitante.
”Nosso objetivo aqui é melhorar o uso de antibióticos, para ter a certeza de que cada paciente que precisa de antibiótico receba o tipo correto de antibiótico, na dosagem correta, com a duração correta do tratamento, e rapidamente”, disse Arjun Srinivasan diretor do programa de prevenção de infecções do CDC.


Referências Bibliográficas: 

http://www.empreendersaude.com.br/78-dos-hospitais-prescrevem-antibioticos-sem-necessidade/  
Por Camila Alves -on 21/09/2014 at 11:00

domingo, 21 de setembro de 2014


  


Analise da Capa


                                                                                                 



 Ao visualizar está capa, podemos ver que o assunto abordado, vem a ser sobre a importância do suco que a laranja nos proporciona  a famosa vitamina C. Podendo aumentar as produção de glóbulos brancos, onde também aumenta os níveis de anticorpos em nosso organismo,tornando assim o nosso sistema imunológico  mas resistente.
Abordando entre outros assunto que também esta relacionado aos benefícios das proteínas.

                 Sendo assim 50% do público leitor seria da área da saúde, trazendo conhecimentos para o seu desenvolvimento em pesquisas nutricionais.  






Visando o contexto .