BOMBRIL - ANÁLISE DO DISCURSO
A imagem e texto remetem a uma
produção voltada para o gênero feminino, em especial as donas de casa, que
assistem televisão, “mulheres comuns”. O dito é somente para mulheres do lar. O
não dito é para a mulher que lava, passa, aria as panelas, faz a faxina diária
ou semanalmente que pode ser como qualquer diva pop como retrata um ícone
brasileiro Ivete Sangalo.
Na imagem as cores são
essenciais para atingi-la o seu público alvo, por exemplo, as cores predominantes
usadas na imagem são: vermelho, amarelo e azul, tendo outras cores, mas, em
escalas menores. Retratando um pouco de cada uma delas, iniciaremos com a cor:
Vermelha
O vermelho
é estimulante e induz a ação. Utilizado
em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos.
Também usado em sinalizações de urgência, para chamar a atenção do usuário e
forçá-lo obedecer. O vermelho é aplicado em liquidações e marcas
promocionais, placas e sinalizações de urgência e estabelecimentos
alimentícios, principalmente os fast-food, por estimular o apetite quando
associado ao amarelo.
Amarela
Sua utilização isolada estimula o otimismo, por ser
uma cor feliz e acolhedora. É uma boa escolha para chamar a atenção
de determinados detalhes ou sinalizar cautela. Ajuda a concentrar a
atenção, estimular o intelecto e sugere animação, como representado pela
cantora Ivete, sempre feliz, sorridente de alto astral.
Azul
Já os
produtos na parte inferior da tela com predominância na cor azul
sistematicamente organizado, provoca a sensação de higiene e frescor, mas
também estimula a produtividade e transmite sucesso, por isso, a cantora ao
centro da imagem. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança.
Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas. O azul é utilizado em negócios corporativos por ser
produtivo e não invasivo. Cria senso de segurança e promove confiança da marca.
Pode ser associado à limpeza e paz, diminui o apetite e estimula
produtividade.
A formação discursiva deixa
transparecer na frase “ BOMBRIL. Os produtos que brilham como toda mulher”, protagonizada por Ivete Sangalo, busca rejuvenescer a marca
e valorizar a imagem da mulher. O mote da campanha é mostrar que a verdadeira
diva é a mulher comum. A estratégia é veiculada
em canais de TV aberta e por assinatura, marketing digital e trabalho em mídias
sociais, para adentrar na casa de seu público alvo.
Na formação
ideológica, não existe lã de aço no Brasil, ninguém sabe o que é isso. Para
conseguir esse produto, você precisa chegar no mercado e pedir um pacote de
BOMBRIL. O nome é simples, criado a partir da mistura das palavras bom brilho,
expressão que visa enaltecer as qualidades da própria lã de aço, primeiro
produto da empresa. A campanha
publicitária se instalou na vida cotidiana, de uma forma crônica/cômica de
costumes que acabou virando, ela mesma um costume.
Desta
forma, pretende-se estabelecer o caráter dominante da ideologia e a construção
de textos publicitários que tem como objetivo persuadir o consumidor recorrendo
a recursos verbais ou não verbais para convencerem seu público alvo. Além
disso, deseja-se analisar as condições de produção em que o texto se organizou
bem como o interdiscurso que o permeia.
A memória
discursiva da marca remete às imagens inseridas desde 1948, sempre acompanhando
o crescimento do mercado e atenta às necessidades das mulheres que, estão
sempre em transformação. Por muito tempo a BOMBRIL usou o mesmo ator propaganda
Carlos Alberto Bonetti Moreno com diversas fraseologias, tais quais, a mais famosa: “Bombril
1001 utilidades”, que permeou por muitos anos. Essa memória vem passando de mãe
para filha à anos, o não dito que se relaciona com outros dizeres,
intradiscursos.
A propaganda
resgata o valor da mulher mesmo estando dentro de casa, que deve ser valorizada
pelos fazeres doméstico, que assim como a IVETE SANGALO, deve ser reconhecida,
admirada e estar linda. Consciente ou inconsciente há uma critica a instituição
familiar, baseada na formação discursiva do sujeito, que através do texto
materializa a ideologia discursiva.
http://www.bombril.com.br/
http://www.bombril.com.br/
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