Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de maio de 2015




BOMBRIL - ANÁLISE DO DISCURSO

A imagem e texto remetem a uma produção voltada para o gênero feminino, em especial as donas de casa, que assistem televisão, “mulheres comuns”. O dito é somente para mulheres do lar. O não dito é para a mulher que lava, passa, aria as panelas, faz a faxina diária ou semanalmente que pode ser como qualquer diva pop como retrata um ícone brasileiro Ivete Sangalo.
Na imagem as cores são essenciais para atingi-la o seu público alvo, por exemplo, as cores predominantes usadas na imagem são: vermelho, amarelo e azul, tendo outras cores, mas, em escalas menores. Retratando um pouco de cada uma delas, iniciaremos com a cor:
Vermelha
O vermelho é estimulante e induz a ação. Utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos. Também usado em sinalizações de urgência, para chamar a atenção do usuário e forçá-lo obedecer. O vermelho é aplicado em liquidações e marcas promocionais, placas e sinalizações de urgência e estabelecimentos alimentícios, principalmente os fast-food, por estimular o apetite quando associado ao amarelo.
Amarela
Sua utilização isolada estimula o otimismo, por ser uma cor feliz e acolhedora. É uma boa escolha para chamar a atenção de determinados detalhes ou sinalizar cautela. Ajuda a concentrar a atenção, estimular o intelecto e sugere animação, como representado pela cantora Ivete, sempre feliz, sorridente de alto astral.
Azul
Já os produtos na parte inferior da tela com predominância na cor azul sistematicamente organizado, provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso, por isso, a cantora ao centro da imagem. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas. O azul é utilizado em negócios corporativos por ser produtivo e não invasivo. Cria senso de segurança e promove confiança da marca. Pode ser associado à limpeza e paz, diminui o apetite e estimula produtividade.
A formação discursiva deixa transparecer na frase “ BOMBRIL. Os produtos que brilham como toda mulher”, protagonizada por Ivete Sangalo, busca rejuvenescer a marca e valorizar a imagem da mulher. O mote da campanha é mostrar que a verdadeira diva é a mulher comum. A estratégia é veiculada em canais de TV aberta e por assinatura, marketing digital e trabalho em mídias sociais, para adentrar na casa de seu público alvo.
Na formação ideológica, não existe lã de aço no Brasil, ninguém sabe o que é isso. Para conseguir esse produto, você precisa chegar no mercado e pedir um pacote de BOMBRIL. O nome é simples, criado a partir da mistura das palavras bom brilho, expressão que visa enaltecer as qualidades da própria lã de aço, primeiro produto da empresa.  A campanha publicitária se instalou na vida cotidiana, de uma forma crônica/cômica de costumes que acabou virando, ela mesma um costume.
Desta forma, pretende-se estabelecer o caráter dominante da ideologia e a construção de textos publicitários que tem como objetivo persuadir o consumidor recorrendo a recursos verbais ou não verbais para convencerem seu público alvo. Além disso, deseja-se analisar as condições de produção em que o texto se organizou bem como o interdiscurso que o permeia.
A memória discursiva da marca remete às imagens inseridas desde 1948, sempre acompanhando o crescimento do mercado e atenta às necessidades das mulheres que, estão sempre em transformação. Por muito tempo a BOMBRIL usou o mesmo ator propaganda Carlos Alberto Bonetti Moreno com diversas fraseologias, tais quais, a mais famosa: “Bombril 1001 utilidades”, que permeou por muitos anos. Essa memória vem passando de mãe para filha à anos, o não dito que se relaciona com outros dizeres, intradiscursos.

A propaganda resgata o valor da mulher mesmo estando dentro de casa, que deve ser valorizada pelos fazeres doméstico, que assim como a IVETE SANGALO, deve ser reconhecida, admirada e estar linda. Consciente ou inconsciente há uma critica a instituição familiar, baseada na formação discursiva do sujeito, que através do texto materializa a ideologia discursiva.
http://www.bombril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário