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segunda-feira, 18 de maio de 2015

BANCO DO BRASIL - ANÁLISE DO DISCURSO 


(PRATICANDO)

A imagem e o texto remetem a uma produção voltada para todos, do bebê ao idoso.
O dito é  todos sem exceção. O não-dito é a não discriminação, a busca pela maior quantidade de clientes.
A Formação Discursiva deixa transparecer na frase “garanta o  futuro do bebê e o seu” que, no país, a aposentadoria oficial não garante o bem estar do idoso e os problemas que o ser humano possa ter durante a  sua vida.
A Formação Ideológica remete  às condições sociais do país, em que os idosos não têm uma aposentadoria digna para garantir um bem estar, se dependerem exclusivamente do Estado (aposentadoria oficial).
A  memória discursiva remete às imagens deploráveis em que vivem os idosos que não fizeram uma poupança durante a vida, às dificuldades que os pais têm quando o filho chega na idade de entrar em uma universidade e não têm uma  boa condição financeira, portanto, a poupança torna-se essencial. É o não-dito que se relaciona com outros dizeres, com os interdiscursos.
Historicamente a propaganda resgata um dos problemas sociais do Brasil – A falta de atenção e de respeito ao idoso, como também, a não garantia de um futuro melhor para as novas gerações.
Consciente ou inconsciente há uma  crítica ao governo, baseada na formação discursiva do sujeito, que através do texto materializa a ideologia discursiva.


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